quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Cargos, só com aval da Abin

Fernanda Odilla - Buenos Aires

Para deflagrar as nomeações nas empresas do setor elétrico do país, o governo espera apenas a consulta da ficha criminal dos postulantes aos cargos, em especial os de presidente da Eletrobrás e da Eletronorte. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) está com a missão de confeccionar os relatórios que vão trazer detalhes não apenas do conteúdo e andamento de eventuais processos nos tribunais, como também pendências passadas. A previsão é de que até a próxima semana os cargos estejam preenchidos.

O governo está fazendo de tudo para evitar desgastes como o que enfrentou no início do ano passado, quando o deputado federal Odílio Balbinotti (PMDB-PR) foi indicado para o Ministério da Agricultura. Ele foi obrigado a desistir depois que o Palácio do Planalto foi surpreendido com a existência de um inquérito sigiloso no Supremo Tribunal Federal, no qual Balbinoti é acusado de falsidade ideológica e de crime contra a fé pública. A suspeita é de que ele forjou documentação para obter empréstimo no Banco do Brasil.

À espera de um “nada consta” político e criminal, estão pelo menos três nomes: Flávio Decat de Moura, Evandro Coura e Lívio Rodrigues de Assis. A situação de José Antônio Muniz Lopes, ex-presidente da Eletronorte, é um pouco mais complicada. O Palácio espera decisão do Tribunal de Contas da União sobre auditorias que podem comprometer a gestão de Muniz Lopes para decidir se assina ou não a nomeação.

Atualmente tramitam na Justiça processos contra pelo menos três nomes de pessoas ligadas ao PMDB e cotadas para assumir os cargos nas elétricas. Um deles é Decat, ex-presidente da Eletronuclear e preferido da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef. Ele responde a ação por suspeitas de falsificação de documento, crimes contra a administração pública e sonegação, movida pelo Ministério Público Federal em Minas Gerais. Decat nega as acusações.

Astrogildo Quental, diretor financeiro da Eletronorte e indicação do senador José Sarney, é alvo de ação civil pública por improbidade administrativa, suspeitas de superfaturamento de obras e desvio de dinheiro público. As denúncias são da época que Quental foi secretário de Infra-estrutura do Maranhão entre 1991 a 1994, justamente durante o governo do hoje ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. E o ex-governador de Santa Catarina Paulo Afonso Vieira, que o partido quer ver como diretor da Eletrosul, também é alvo de ações de improbidade.

As decisões só serão tomadas depois que os candidatos tiverem as indicações habilitadas. A idéia é resolver primeiro as nomeações da Eletrobrás e da Eletronorte. Depois, o próprio Edison Lobão se encarregará de resolver as indicações dos outros cargos, em especial do segundo escalão.

Hoje, Lobão está envolvido com outra discussão. Ele acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na viagem oficial a Argentina. Os dois participam de um café da manhã com os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e da Bolívia, Evo Morales. Vão discutir a partilha do gás natural entre os três países.

Silêncio vitorioso

Normalmente, políticos interessados em obter favores do governo falam o mais alto possível nos ouvidos do poder. O senador José Sarney (PMDB-AP) inovou. Cansado de não ser atendido nos pedidos de nomeação para cargos no setor elétrico, optou pelo silêncio. O anúncio de que vai licenciar-se por quatro meses do cargo para escrever um livro tem o objetivo de fazer chegar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sua irritação. No Palácio do Planalto, mesmo quem resiste às investidas do PMDB sabe que o veterano senador é um caso especial. “O presidente considera que tem uma dívida de gratidão com Sarney, porque ele o apoiou em 2002, quando não havia certeza de vitória”, diz um colaborador próximo de Lula.

Ninguém consegue arrancar de Sarney uma palavra sequer que associe a licença a problemas políticos. Sem mudar a expressão, ele repete o tempo todo que se afastará para finalizar um livro. Quem o conhece não compra a versão. Nas últimas décadas, o senador escreveu todos os livros sem ter de distanciar-se do poder. Ele também jura que não indicou ninguém para o setor elétrico. Ou para qualquer outro posto no governo. Diz que o PMDB é que indica pessoas próximas a ele. Ninguém no Palácio do Planalto acredita.

A decisão não impediu que Sarney se sentisse desgastado. Em conversas com amigos, ele reclamou que a indefinição o expôs durante semanas a um noticiário no qual aparece como fisiológico. Queixa-se que Dilma e o PT espalham acusações de corrupção contra os nomes apadrinhados por ele. Essas notícias o atingem. (GK)


INDICADOS

Saiba quem é quem nas cúpulas das estatais de energia


Presidência da Eletrobrás

Os nomes cotados são do ex-presidente da Eletronuclear Flávio Decat, nome preferido da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ou José Antonio Muniz,

ex-presidente da Eletronorte, indicação do senador José Sarney (PMDB-AP)


Diretoria da Eletrobrás

Miguel Colassuono, ex-prefeito de São Paulo. Indicado pelo presidente do diretório paulista do PMDB, o ex-governador Orestes

Quércia


Diretoria Financeira da Eletrobrás

Astrogildo Quental, diretor econômico-financeiro da Eletronorte. Indicado pelo senador José Sarney (PMDB-AP)


Diretoria da Eletrosul

Paulo Afonso, ex-governador de Santa Catarina. Indicado pela bancada do PMDB na Câmara


Presidência da Eletronorte

Lívio Rodrigues de Assis, diretor-geral do Detran do Pará. Indicado pelo deputado Jader Barbalho (PMDB-PA)


Diretoria Internacional da Petrobras

Jorge Luiz Zelada, gerente-geral de Engenharia da empresa. Indicado pela ala mineira da bancada do PMDB na Câmara

(Correio Braziliense - 23/02)

No response to “Cargos, só com aval da Abin”