quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Energia solar deve ser aproveitada

Ronaldo Rogério de Freitas Mourão Astrônomo e escritor

A energia solar é superior a qualquer outra forma de captação de energia convencional por tratar-se de uma fonte totalmente natural, ecológica, gratuita, inesgotável e que não agride ao meio ambiente.

No Brasil, o chuveiro elétrico é o maior vilão contra o racionamento de energia. Cerca de 6% do consumo nacional - o que significa quase o dobro do que se gasta em todo o país com iluminação pública - é usado no aquecimento de água para banho. Assim, o Brasil é o único país do mundo a utilizar o sistema de chuveiro elétrico como hábito nacional.

A utilização de energia solar térmica para aquecer água em residências e hotéis constitui uma sensível economia para os usuários que vierem a usar este tipo de captação de energia associada à energia elétrica convencional. Com efeito, os que procederam desta maneira já tiveram uma redução de cerca 30% em suas contas.

Desde 1980, o aquecimento solar da água para fins domésticos é obrigatório em Israel, onde 80% das residências possuem aquecedores solares. Em Barcelona, a iniciativa começou em 1998, onde o uso de aquecedores solares também é obrigatório. O sucesso do sistema de aquecimento solar, em Barcelona, fez com que outras cidades na Espanha fossem obrigadas pelas autoridades locais a usarem aquecedores solares de água. A partir de 2006, o governo central da cidade decidiu torná-lo obrigatório em toda a Catalunha.

Aquecedores solares tornaram-se obrigatórios nos códigos de edificações em junho de 2006. Na Índia, 11 cidades já têm seus projetos de lei que tornam obrigatório o uso de aquecedores solares em novas edificações.

Na Austrália, o governo escolheu, em 2005, cinco cidades para iniciar o estudo dos projetos que permitam consolidar a tecnologia do aquecimento solar em todo o país.

Leis semelhantes vêm sendo amplamente discutidas em várias cidades de toda a comunidade uropéia, em especial da França e da Itália. A mesma discussão vem ocorrendo em cidades dos EUA.

Em 2006, a tecnologia do aquecimento solar nas novas edificações tornou-se obrigatória na Cidade do México, onde já existe o curso de formação de engenheiro em energia solar (aquecimento solar e energia fotovoltaica). Na Argentina, a lei já vem sendo discutida em Rosário e Buenos Aires.

No Brasil, pouco mais de 1% das casas têm aquecedores solares.

O aquecimento solar faz parte do contexto do planejamento energético nacional de vários países e no Brasil vem sendo desprezado por nossos administradores, sejam da esfera federal, estadual ou municipal.

* Autor de mais de 85 livros, dentre eles: ´Anuário de Astronomia e Astronáutica 2008´
(Jornal do Brasil - 16/02/2008)

One response to “Energia solar deve ser aproveitada”

Anônimo disse...

romanbb criticism doha placement rhode mannchief organise wood truss baskets edwards
semelokertes marchimundui