sexta-feira, 14 de março de 2008

Eletrobrás anuncia criação de escritório no Pará para fomento de energia

Da Redação
Agência Pará

A governadora Ana Júlia Carepa disse que as Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás) vão instalar um escritório da empresa no Estado do Pará. O anúncio foi feito na última quarta-feira (12), durante a realização do Fórum Paraense de Competitividade, ocorrido no auditório do Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A governadora comentou que recebeu a notícia ao ser convidada para a posse do novo presidente da Eletrobrás, José Carlos Lopes Muniz, um defensor da hidrelétrica de Belo Monte e outras fontes de energia, segundo a governadora.

A novidade foi bem recebida no Fórum por empresários, lideranças de trabalhadores, diretores de entidades de classes e presidentes de agências de fomento. A energia como infra-estrutura de produção econômica estava na pauta das discussões. Outra novidade são os mecanismos para criação da reserva ambiental legal (80%), que já estão sendo criados. Ana Júlia Carepa em seu pronunciamento, anunciou investimentos para criação do distrito industrial de Santarém, revitalização do distrito de Ananindeua (abandonado pelos poderes públicos anteriores), continuidade das obras do distrito de Marabá e ampliação do distrito de Barcarena.

Direitos - A governadora se referiu às estratégias econômicas adotadas por governos anteriores, que deixaram a população à margem da economia, potencializando sub-empregos e mão-de-obra desqualificada. “Tanto em zonas rurais, como urbanas, são flagrantes as violações dos direitos humanos. É verificável em muitas regiões a baixa qualificação profissional e a escolaridade do povo paraense”, reforçou.

A governadora destacou novas políticas públicas que possibilitarão estrutura para a economia e a população paraense se desenvolver. Serão feitos parques tecnológicos em Belém, Santarém e Marabá. “A dimensão humana e social, que sempre foi esquecida no Pará, agora será nosso principal objetivo”, declarou. Para a governadora, uma economia forte tem a capacidade de ampliar o capital humano. Ana Júlia anunciou a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará, com apoio do Ministério da Educação. Também anunciou cursos técnicos para atender rapidamente a demanda do mercado de trabalho.

Outra medida anunciada foi a reabertura da carteira de crédito do Banpará, possibilitando acesso empresas do Pará. Também citou o fortalecimento da agricultura familiar, o uso de sistemas agro-florestais para recuperação de áreas degradadas, matas ciliais e nascentes. Também falou sobre o reforço da tecnologia para aumentar a produção das indústrias paraenses e toda a cadeia produtiva do estado. Ao final, a governadora disse que o Fórum vai se reunir de três em três meses para discutir o novo modelo de desenvolvimento e o fomento da economia do Pará, com críticas e soluções para potencializar a economia paraense.

Texto: Lázaro Araújo – Secom

(Agência Pará)

No response to “Eletrobrás anuncia criação de escritório no Pará para fomento de energia”