sábado, 13 de outubro de 2007

Eletronorte terá Centro de Tecnologia

Empresa vai montar laboratórios de alto nível tecnógico em área de Miramar

A Eletronorte está construindo em Miramar, na área da antiga usina termelétrica, as novas instalações de seu Centro de Tecnologia. Nesse local, onde funcionou pioneiramente a primeira grande usina produtora de energia no Pará, estão sendo construídos laboratórios da mais alta tecnologia, necessários à pesquisa e ao desenvolvimento do setor elétrico, com especial destaque para o laboratório de alta tensão.
Equipado com instrumentos de teste e complexa infra-estrutura, esse laboratório permitirá que sejam realizados aqui mesmo no Pará ensaios em equipamentos de extra-alta tensão, como, por exemplo, os equipamentos elétricos da futura usina de Belo Monte. Fazem também parte desse complexo os laboratórios de mecânica, química, eletrônica, instrumentação e tecnologia de informação e automação, que, por decisão estratégica da empresa, serão agrupados em um só local. No Centro de Tecnologia poderão ser realizados todos os ensaios necessários aos sistemas de geração e transmissão de energia elétrica, uma das grandes vocações do Estado do Pará.
As obras de reforma e readequação do prédio da antiga usina termelétrica estão sendo executadas com base em projeto executivo totalmente desenvolvido por profissionais da terra. Tanto os projetistas quanto a empresa de engenharia são genuinamente paraenses. O laboratório de alta tensão, em razão de sua complexa tecnologia, utiliza projetistas paraenses e paulistas, sob supervisão geral de um escritório de projetos do Pará. Ambas obras deverão estar concluídas em meados de 2008, trazendo assim grande impulso à pesquisa em energia elétrica no Estado do Pará.
O Centro de Tecnologia da Eletronorte já um espaço aberto e de integração plena com a área tecnológica não só do Pará, mas de toda a Amazônia.

Frank Siqueira
(Diário do Pará - 13/10)

No response to “Eletronorte terá Centro de Tecnologia”