Empresa vai montar laboratórios de alto nível tecnógico em área de MiramarA Eletronorte está construindo em Miramar, na área da antiga usina termelétrica, as novas instalações de seu Centro de Tecnologia. Nesse local, onde funcionou pioneiramente a primeira grande usina produtora de energia no Pará, estão sendo construídos laboratórios da mais alta tecnologia, necessários à pesquisa e ao desenvolvimento do setor elétrico, com especial destaque para o laboratório de alta tensão.
Equipado com instrumentos de teste e complexa infra-estrutura, esse laboratório permitirá que sejam realizados aqui mesmo no Pará ensaios em equipamentos de extra-alta tensão, como, por exemplo, os equipamentos elétricos da futura usina de Belo Monte. Fazem também parte desse complexo os laboratórios de mecânica, química, eletrônica, instrumentação e tecnologia de informação e automação, que, por decisão estratégica da empresa, serão agrupados em um só local. No Centro de Tecnologia poderão ser realizados todos os ensaios necessários aos sistemas de geração e transmissão de energia elétrica, uma das grandes vocações do Estado do Pará.
As obras de reforma e readequação do prédio da antiga usina termelétrica estão sendo executadas com base em projeto executivo totalmente desenvolvido por profissionais da terra. Tanto os projetistas quanto a empresa de engenharia são genuinamente paraenses. O laboratório de alta tensão, em razão de sua complexa tecnologia, utiliza projetistas paraenses e paulistas, sob supervisão geral de um escritório de projetos do Pará. Ambas obras deverão estar concluídas em meados de 2008, trazendo assim grande impulso à pesquisa em energia elétrica no Estado do Pará.
O Centro de Tecnologia da Eletronorte já um espaço aberto e de integração plena com a área tecnológica não só do Pará, mas de toda a Amazônia.
Frank Siqueira
(Diário do Pará - 13/10)
No response to “Eletronorte terá Centro de Tecnologia”
Postar um comentário