segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Belo monte deve ser licitada no fim de 2009

O leilão da hidroelétrica Belo Monte, que será localizada no Pará e terá capacidade de geração de 11.181,3 megawatts (MW) deve ocorrer em outubro do próximo ano, de acordo com dados apresentados ontem pelo governo federal durante o balanço do primeiro ano de implementação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A usina, prevista no PAC, passou de status amarelo para verde. Com isso, deixou de estar com ritmo ´´em atenção´´ para ser enquadrado como cronograma ´´adequado´´.

A previsão do programa é de que as negociações com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para otenção dos documentos e análises necessários, sejam concluídas até o próximo dia 15 de fevereiro.

Para a mesma data está prevista a emissão do documento pela Fundação Nacional do Índio (Funai), cujas vistorias técnicas devem ser concluídas até o próximo dia 1º de fevereiro.

Na avaliação da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a definição dessas datas foram suficientes para avanço no status imposto pelo sistema de monitoramento das obras feito pelo governo.

Em paralelo, os estudos ambientais avaliarão ainda a real dimensão da usina. Na última segunda-feira, dia 21, o diretor de Engenharia da estatal Eletronorte, Adhemar Palocci, comentou que entre as definições em andamento está a construção da usina em duas fases e a potência real da usina.´´Por enquanto, trabalhamos com a potência atual´´, afirmou Palocci.

A previsão de investimentos na usina é de aproximadamente R$ 7 bilhões, sendo que R$ 2,810 bilhões serão aplicados até o ano de 2010 e o restante entre 2010 e 2014. A meta é que a última máquina da usina entre em operação em abril de 2014.

(Diário do Comércio e Indústria/SP - 23/01/08)

No response to “Belo monte deve ser licitada no fim de 2009”