terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Lula: Novo apagão só 'se mundo acabar' e 'se não chover nunca mais'

Rodrigo Vizeu
O Globo Online - BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a afastar o risco de um apagão de energia no país. Durante a posse do senador Edison Lobão (PMDB-MA) como novo ministro de Minas e Energia, afirmou que uma nova crise elétrica só vai ocorrer "se o mundo acabar" e "se não chover nunca mais". Lula reclamou dos que parecem que não querem que as coisas aconteçam no país e disse que às vezes lê artigos de gente "que parece que quer que a crise americana atinja o Brasil".
- Posso lhe dizer, ministro Lobão, que, com a sua experiência política, você terá uma surpresa extraordinária na hora em que tiver acesso a todas as obras de energia que estão acontecendo no nosso país - disse.
Afirmando que o governo quer que o Brasil tenha energia de sobra, Lula afirmou que a prioridade número um do gás é garantir energia para o país. Ele prometeu que na hora em que faltar água nas hidrelétricas, o gás vai para as termelétricas. O presidente defendeu a construção da hidrelétrica de Belo Monte (PA), "que era assunto proibido", e comemorou o sucesso do leilão da usina de Santo Antônio, no rio Madeira (RO).
- Havia nesse país gente que dizia que não era possível vender o megawatt/hora pelo preço que queríamos. Diziam que não ia ter concorrência, que ia ser um fracasso. Não apenas apareceram cinco empresas como quem venceu baixou o preço - afirmou Lula.
(O Globo Online - 22/01/08)

No response to “Lula: Novo apagão só 'se mundo acabar' e 'se não chover nunca mais'”