terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Lobão defende hidrelétricas e quer ampliar energia nuclear

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília
LÍSIA GUSMÃO - Colaboração para a Folha Online, em Brasília

O novo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, defendeu o uso de fontes hídricas e a ampliação do parque nuclear brasileiro. De acordo com Lobão, o ministério deverá investir em novos leilões para contratação de usinas hidrelétricas, a exemplo do leilão da usina de Santo Antônio, no Madeira, feito no fim do ano passado.
"O Brasil é um país privilegiado em fontes energéticas, a começar pelas riquezas de origem hídrica. Temos que investir nessa alternativa e seguir licitando aproveitamentos hidrelétricos", declarou, após a cerimônia de posse.
Lobão disse ainda que pretende ampliar o parque de geração dos atuais 2 mil MW para 8 mil MW, cerca de 8% da matriz energética brasileira.
"As térmicas nucleares já se mostraram alternativas seguras de produção de energia. Também geram a preços atrativos e surgem como solução de curto prazo para mitigar as emissões de carbono", afirmou.
O ministro defendeu ainda mudanças no Código de Mineração para aumentar os investimentos no setor. Ele ressaltou que a legislação é de 1967 e está desatualizada.
(Folha Online - 22/01/08)

No response to “Lobão defende hidrelétricas e quer ampliar energia nuclear”