terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Índios bloqueiam três usinas hidrelétricas em Mato Grosso

RODRIGO VARGAS - DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ

Índios da etnia Enawanê-Nawê bloqueiam há cinco dias a estrada de acesso às obras de três pequenas centrais hidrelétricas em construção no rio Juruena, em Sapezal (480 km de Cuiabá). Cerca de 350 funcionários estão impedidos de sair.
Representantes da Funai, do Ministério Público Federal e da Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) devem chegar hoje ao local para negociar a liberação dos funcionários.
Os índios querem a realização de mais estudos de impacto ambiental e defendem nova proposta de compensação às cinco etnias que serão atingidas com as obras. Elas integram um complexo de dez usinas que serão erguidas em seqüência nos próximos anos.
Cinco delas, incluindo as três que são alvo do protesto, pertencem à Juruena Participações S.A. -que reúne a Linear Participação e Incorporações e MCA Energia e Barragens. As outras estão em fase de licenciamento ambiental e serão construídas pela Maggi Energia, do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR).
Segundo o superintendente de Infra-Estrutura da Sema, Salatiel Araújo, todo o processo vem seguindo a legislação ambiental. ´´Os estudos atestam que o impacto será muito pequeno, para o ambiente e para os índios.´´
Os enawenê-nawês se alimentam exclusivamente de peixes da bacia do rio Juruena. Eles temem que as obras afetem os cardumes.
A Folha falou com a Juruena Participações, que apenas forneceu o telefone de Rômulo Vandoni, assessor para assuntos indígenas do governo Maggi. ´´Acho que a situação será resolvida amanhã [hoje]´´, disse ele.
(Folha de S. Paulo - 11/12/07)

4 Responses to “Índios bloqueiam três usinas hidrelétricas em Mato Grosso”

Anônimo disse...

UM ABSURDO ATÉ INDIOS QUEREM ATRASAR O BRASIL,.....ACORDEM POVO BRASILEIRO,...........VAMOS CIVILIZAR ESSES ÍNDIOS, SAI MAIS BARATO PARA O NOSSO BOLSO.

ABSURDO "MEIA DÚZIA DE ÍNDIOS" COM TANTA TERRA ASSIM,.... CADÊ OS MILITARES, Ô QUE TEMPO BOM.

Anônimo disse...

Os indios tem toda razão, é por causa dessas tecnologias avançadas que estão acontecendo esses desastres no Brasil e no mundo.

Anônimo disse...

tinha que ter um branquelo pra escrever merda!

" a tecnologia avançada é a prova do espirito vazio dos homens brancos, pois essa tecnologia´mostra a necessidade de auto afirmação que o branco tem"

quer dizer que os brancos invadem as nossas terras, estupram nossas filhas, matam nossos parentes e nós indios é que temos que nos adaptar aos brancos aceitando a violencia e o odio do branco calados?
eu duvido seu branquelo de merda, que se fosse com sua familia, voce ficaria queto, parado.

Anônimo disse...

"O HOMEM BRANCO É COMO UM DEMONIO...TEM ESPIRITO RUIM...O HOMEM BRANCO ME DA MEDO POIS TRAS A MORTE EM SUAS MÃOS E A DESTRUIÇÃO EM SEUS PES."

Tatanka Yiotanka em 1678