quinta-feira, 17 de julho de 2008

Brasil abriu mão de 3.600 MW em Xingu por Belo Monte, diz Epe

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Epe (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, disse nesta quarta-feira que o setor elétrico abriu mão de 3.600 MW de potência na Bacia do Xingu para garantir a construção da usina de Belo Monte. O total equivale a uma das usinas do rio Madeira.

O CNPE divulgou hoje resolução em que determina que a única usina que será construída no rio Xingu será Belo Monte. De acordo com o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente), isso foi fruto de um acordo com a área ambiental.

"Essa resolução mostra a preocupação que o setor elétrico com a questão ambiental, com as comunidades indígenas. Da ótica energética, deveríamos aproveitar tudo, mas, na atualidade, você tem que compatibilizar as diversas questões", afirmou.

Segundo Tolmasquim, estavam previstas outras três usinas no rio Xingu, que somariam os 3.600 MW. Com o compromisso de que Belo Monte será a única usina a ser construída, a concessão da licença prévia para o empreendimento será agilizada.

"Essa resolução traz tranqüilidade no aproveitamento de Xingu", completou.

Belo Monte terá capacidade para gerar mais de 11 mil MW e custará 7 bilhões. A previsão é que alague uma área de 440 quilômetros quadrados. A usina deverá ficar pronta em 2014.

(Folha de S. Paulo - 16/07/08)

One response to “Brasil abriu mão de 3.600 MW em Xingu por Belo Monte, diz Epe”

Anônimo disse...

É o mesmo que uma autoridade garantir que sua mulher será estuprada somente uma vez, e não vária...