segunda-feira, 28 de julho de 2008

Lobão: usina no Xingu será leiloada no 1º semestre de 2009

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou nesta sexta-feira que está previsto para o primeiro semestre do próximo ano o leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte, a primeira do rio Xingu. Cercada por polêmicas, a usina deve gerar 11 mil megawatts a partir de 2014.
- Não temos ainda a data, mas queremos fazer o leilão no primeiro semestre do ano - disse o ministro, ao participar de evento no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Para evitar mudanças no projeto de construção da hidrelétrica, como aconteceu com a usina de Jirau, no rio Madeira, Lobão antecipou que o edital de Belo Monte deve limitar o terreno para a instalação da usina.
O consórcio vencedor de Jirau propôs que a hidrelétrica fosse construída a 9 km do definido no edital. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estudam a alteração.
O ministro também informou que as empresas subsidiárias da Eletrobrás poderão participar da concorrência para construção da hidrelétrica do Xingu. Mas, devem ser "minoritárias" nos consórcios responsáveis pelas obras.
- Elas podem participar do mesmo modo que o atual, concorrendo entre si. Podem até ser majoritárias, mas preferimos que sejam minoritárias, com 40% (do capital), conforme têm hoje. Acho que pode ser até um pouco mais ou um pouco menos – explicou.
(JB Online - 25/07/08)

No response to “Lobão: usina no Xingu será leiloada no 1º semestre de 2009”