sexta-feira, 25 de julho de 2008

Usina de Belo Monte terá limite para local da construção

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) disse nesta sexta-feira que o governo estuda limitar possíveis mudanças na posição de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu.

Ele explicou que deverá haver um limite que permitiria evitar mudanças bruscas, à exemplo do que aconteceu com o projeto da usina de Jirau, no rio Madeira. A localização dessa usina mudou em nove quilômetros entre o projeto original e o que foi apresentado pelo consórcio vencedor da concessão, liderado pela francesa Suez, e a mudança fez com que o consórcio perdedor, liderado pela Odebrecht, ameaçasse entrar na Justiça contra o resultado.

"A Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] imagina rearrumar seus editais. Não se quer limitar o eixo a um local rigorosamente exato, mas deve haver um limite. A Aneel está estudando o assunto", disse Lobão após cerimônia de assinatura de contratos de patrocínio para a reforma do Theatro Municipal, no Rio.

A previsão do Ministério de Minas e Energia é que o leilão para a construção de Belo Monte seja feito ainda no primeiro semestre de 2009.

Lobão confirmou que a idéia do governo é que as subsidiárias da Eletrobrás concorram entre si no leilão de Belo Monte, ao contrário do que disse o presidente da estatal, José Muniz Lopes. Ao tomar posse na Eletrobrás, no final do ano passado, ele havia manifestado o desejo de as empresas do grupo concorrerem em um único consórcio.

"Foi uma declaração naquele momento, depois ele próprio deve ter chegado à conclusão de que isso não é conveniente", disse o ministro.

Sobre a polêmica em torno da possível disputa judicial envolvendo as usinas do rio Madeira, o ministro explicou que, caso um dos consórcios desista do projeto, terá que arcar com "pesadas multas". O passo seguinte, segundo ele, seria transferir a outorga de construção para o consórcio perdedor ou então anular o leilão. Ele estimou que a assinatura do contrato de Jirau deverá ser feita no próximo mês.
(Folha Online - 25/07/08)

3 Responses to “Usina de Belo Monte terá limite para local da construção”

Anônimo disse...

O governo Lula está autorizando a destruição da Amazônia pelas construtoras e pelos pecuaristas, eu amo a Amazônia, por isso desejo que pessoas mais sérias e mais honestas tomem conta dela...

Anônimo disse...

É, infelizmente irão construir a Usina de Belo Monte, fico a lamentar devido saber que a fauna e flora irá ser afetada de maneira incalculável, e nós quem perdemos.

Silvério. Aracaju - Se.

Anônimo disse...

Destruir a natureza ainda é progresso, e a construção da Usina de Belo Monte irá contribuir para a destruição de grande parte da natureza que jamais se recuperará, devemos pensarmos no amanhã enquanto ainda há tempo.

Silvério. Aracaju-Se.